Vereadores reúnem feirantes e secretários municipais para esclarecimento sobre reforma do Mercado Municipal

ASCOM CMI - 30/08/2021 - 17:00

De iniciativa de vereadores, aconteceu nesta manhã de segunda-feira (30/08) na Sala das Sessões da Câmara Municipal de Itabela, uma reunião com a participação de feirantes que trabalham no Mercado Municipal, secretários municipais e vereadores.

Estiveram presentes os vereadores Ademilson Eugênio (Lukinho), Ademir Ribeiro (Dida), Alex Vieira (Alex da Pax), Felipe Maciel, Ismael Teixeira (Ismael do Tempero), Renaldo Porto, Simone Sossai, Vagner Martins (Vaguinho do Esporte) e Maria Vania Costa Santana (Professora Vania),  o Secretário Municipal de Obras - Jinivaldo Miranda, o Secretário de Agricultura - Edgar Goularte, o Secretário de Administração Azarias Souza Silva e o engenheiro civil da prefeitura - Marcelo Lopes.

A reunião se fez necessária para esclarecimentos em relação a reforma do Mercadão, principalmente quanto a realocação dos feirantes durante a obra, que tem sua execução estimada em 1 ano.

A proposta da Secretaria de Agricultura, como uma opção, era de realocar os feirantes do Mercadão para as instalações da Feira Jaime Alves Pires, o que não foi aceito por vários comerciantes, que como contraproposta pediram para ser alocados na rua 02 de Julho, o que foi aceito pela gestão. Os feirantes solicitaram ainda algumas condições como cobertura, segurança e banheiro, reivindicações que serão levadas para discussão com o Prefeito Luciano Francisqueto.

Ainda havia dúvidas em relação ao tamanho dos boxes, que serão de três metros de largura por 4 metros de comprimento, segundo o engenheiro civil Marcelo Lopes. O projeto contempla a divisão do Mercado Municipal em 115 boxes com: um ponto de tomada e um ponto de água, cada um. Diversas outras dúvidas mais específicas também foram esclarecidas pelos secretários.

Os feirantes precisam a partir de hoje iniciar a desocupação do local, com um prazo de 10 dias, para que a empresa dê início a obra.

A feirante Ediane Bispo, disse ter ficado satisfeita com a reunião e esclarecimentos, pois segundo ela havia algumas dúvidas e “disse me disse” em torno do assunto. Para ela a reforma significa conforto para os feirantes e seus clientes, que hoje há receio de pessoas da comunidade em frequentar o Mercado Municipal por algumas características do ambiente.

Em atenção, o presidente Pedro Antonio Ribeiro da Silva (Tio Pedro Dapé), justificou sua ausência na reunião, por motivos de saúde.