Vereadores participam do lançamento da pedra fundamental do Projeto Grafite Santa Cruz em Itabela

ASCOM CMI - 03/06/2022 - 10:41

Os representantes do Poder Legislativo estiveram presentes no evento de lançamento da pedra fundamental do projeto Grafite Santa Cruz em Itabela, que aconteceu na tarde da última quinta-feira (02/06), na zona rural do município.

Discursou, representando a Câmara de Vereadores, o vice-presidente Giancarlos Santos Malacarne que colocou a Casa Legislativa à disposição e agradeceu aos representantes da empresa por acreditarem em Itabela, e deu a eles as boas-vindas.

Estiveram presentes os vereadores Ademir Ribeiro (Dida),  Ademilson Eugênio (Lukinho), Alex Alves Vieira (Alex da Pax), Felipe Maciel, Giancarlos Santos Malacarne, Ismael Teixeira (Ismael do Tempero), Joaldo Lima (Joaldo Mototáxi), Pedro Bonfim (Pedro Fisioterapeuta), Renaldo Porto e Simone Sossai.

Também participaram do evento o Prefeito Municipal Luciano Francisqueto e seu secretariado, o presidente e CEO Richard Pearce, da empresa South Star - Battery Metals, responsável pelo projeto, representantes de instituições privadas e entidades de classe do município.

O início da produção no município traz grandes expectativas na área econômica, com geração de emprego e movimentação do comércio local. Segundo informações da empresa, apenas na primeira fase do projeto a expectativa é que sejam gerados 65 empregos diretos e 350 indiretos. O investimento na fase 1, que deve durar 2 anos, é de aproximadamente R$8 milhões de reais.

O projeto tem planejamento de produção pelos próximos 12 anos, mas o presidente Richard acredita que tenha capacidade de produção para pelo menos 30 a 40 anos.

O produto atende o mercado automotivo, de baterias de alta capacidade como a dos carros elétricos, entre outras aplicações.