Como foi a sessão da Câmara de Itabela nesta quinta-feira (09/06)? Confira os acontecimentos e deliberações!

Harmonia, fé e tranquilidade fizeram parte da Sessão Ordinária desta quinta-feira em Itabela.

ASCOM CMI - 10/06/2022 - 08:58

A Sessão Ordinária desta quinta-feira (09/06), da Câmara Municipal de Itabela, iniciou de forma especial. O Presidente Pedro Antonio Ribeiro da Silva (Tio Pedro Dapé) pediu um minuto de silêncio pela morte da professora Maurina Souza e logo em seguida convidou o vereador Ismael Teixeira para fazer um momento de oração, quando todos os vereadores se deram as mãos antes de iniciar os trabalho, demonstrando harmonia e união entre os membros do Poder Legislativo.

Foram deliberados três requerimentos e quatro indicações, que foram aprovados por unanimidade entre os 11 vereadores presentes na sessão, sendo eles:Dida Ribeiro, Alex da Pax, Lukinho Eugênio, Felipe Maciel, Ismael do Tempero, Joaldo Mototáxi,  Professora Vania, Renaldo da Feira, Simone Sossai e Vaguinho do Esporte, além do Presidente Tio Pedro Dapé.

Confira as matérias que estiveram em votação:

O requerimento do vereador Ismael do Tempero, cobra ao Executivo Municipal informações referentes a uma indicação feita pelo vereador Professor Giancarlos no ano de 2019, onde foi pedido a cobertura do ponto de táxi localizado em frente ao Banco do Brasil.

O requerimento do vereador Vaguinho do Esporte requer informações ao Executivo, sobre procedimentos para atender a sua indicação feita no início  deste ano, onde foi pedido a implantação de hastes de iluminação e lâmpadas, 80 de cada, em postes da localidade conhecida como Ventania.

O vereador e presidente Tio Pedro Dapé, cobrou em requerimento sobre o atendimento de uma indicação de sua autoria, feita em 2019, onde foi indicado o calçamento da Rua Espírito Santos, localizada entre os bairros Bandeirantes e Ubirajara Brito. O pedido foi reforçado durante a discussão do tema, sendo comentado por outros vereadores que reconheceram a necessidade apresentada, inclusive por ser um dos piores pontos de alagamentos, na opinião dos edis.

Outros quatro itens da pauta foram indicações:

O vereador Lukinho Eugênio indicou a criação de um programa para que profissionais de visão realizem atendimento em unidades de ensino do município. O assunto foi debatido por outros vereadores que também entendem a necessidade de diagnosticar problemas de visão em estudantes, o que reflete diretamente no aprendizado.

O vereador Alex da Pax indicou que o Município amplie as competências previstas em lei, referente ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para que possa auxiliar usuários que precisam fazer tratamento em outros estados.

Na sua indicação, o vereador Joaldo Mototáxi pediu a construção de canteiro às margens da  Av. Guaratinga, nas imediações da Loja Maçônica e do Rotary Club de Itabela.

A vereadora Professora Vania pediu em sua indicação que o Poder Executivo ofereça próteses dentárias para pessoas carentes, através dos postos de saúde.Ela argumentou que os benefícios vão além da estética.

Para ver os discursos, assista a sessão gravada, na TV Câmara (clique aqui). Discursaram os vereadores Renaldo da Feira, Dira Ribeiro, Alex da Pax, Vaguinho do Esporte e Lukinho Eugênio.