Sessão Ordinária conta com presença de membros da APAE e agentes comunitários

ASCOM, Câmara Municipal de Itabela - 26/08/2022 - 12:04

A Sessão Ordinária desta quinta-feira (25/08), da Câmara Municipal de Itabela recebeu um grande número de pessoas para acompanhar os trabalhos, coordenados pelo Presidente da Casa Legislativa, Tio Pedro Dapé.

A Tribuna Livre foi usada por duas instituições, o SINDIACSCER* representado pela senhora Rutheneia Barreto - Coordenadora em exercício, e pela Psicóloga da APAE** a senhora Cláudia Vieira.

APAE

A Representante da APAE falou sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Também fizeram uso da tribuna o aluno Matheus Silva, que fez uma oração, e a senhora Fabiana Oliveira, mãe, que trouxe um depoimento sobre o desenvolvimento de seu filho ao integrar a APAE.

“A ignorância, o medo, rejeição, menos-valia, inferioridade, piedade, atitude de segregação, baixa expectativa, integram os diferentes tipos das barreiras que os deficientes sofrem e que se fazem presentes no dia a dia, mesmo em pleno século 21”, disse a senhora Cláudia ao falar da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla  que acontece de 21 a 27 de agosto, e este ano enfatiza a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

SINDIACSCER

Rutheneia do SINDIACSCER usou a tribuna em forma de comemoração à tramitação na Casa Legislativa dos Projetos de Lei que ajusta e adequa o piso salarial da categoria dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. A base do piso salarial sairá de R$1.550,00 (um mil quinhentos e cinquenta reais) para R$2.424,00 (dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais).

Os projetos, de autoria do Poder Executivo, foram aprovados em primeira votação, sofrendo emendas. Passarão ainda pela segunda votação na próxima semana, para então serem enviados ao Gabinete do Prefeito para a sanção e consequente transformação em leis.

Participaram da sessão os vereadores Alex da Paz, Lukinho Eugênio, Professor Giancarlos, Ismael do Tempero, Joaldo Mototáxi, Professora Vania, Pedro Fisioterapeuta, Tio Pedro Dapé, Renaldo da Feira, Simone Sossai, Vaguinho do Esporte.

Para ver os discursos dos vereadores e as falas dos representantes de entidades na Tribuna Livre, veja a sessão gravada ao vivo pela TV Câmara no link:https://camaradeitabela.ba.gov.br/tvcamara/576/sessao-ordinaria-25-de-agosto-de-2022-25-08-2022.

Os demais itens da pauta foram todos aprovados por unanimidade dos vereadores, consulte a pauta para saber os temas, no link: https://camaradeitabela.ba.gov.br/painel/modulos/publicacoes/arquivos/1660664140PAUTA_18-AGOSTO-2022.pdf .

Assistiram a sessão a Primeira Dama Luana Bolelli, a senhora Neuza Francisqueto representando a Pastoral da Criança, os representantes do Lions Club de Itabela - José Ronaldo e Ingrid Brandão, o Secretário de Educação Gutemberg Pelegrini, entre outras pessoas da comunidade.

*SINDIACSCER - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.
**APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabela.