Participar do Censo Demográfico é contribuir com as políticas públicas do Município. Entenda!

ASCOM CMI - 24/01/2023 - 12:58



Após dois anos sem acontecer, o Censo demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está em execução em todo o país. Participar do Censo Demográfico é contribuir diretamente com as políticas públicas em todos os níveis de governo: federal, estadual e municipal.

O número de habitantes, por exemplo, influencia no quanto de impostos recolhidos pela união voltará ao município através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Dele são direcionados recursos para saúde e educação, por exemplo.

Deixar de participar do Censo e de dar informações verídicas aos recenseadores se torna algo negativo  para o próprio cidadão. Vale ressaltar que os dados fornecidos ao IBGE NÃO são utilizados para conceder ou cancelar benefícios sociais como Bolsa Família/Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Se sua família ainda não recebeu um recenseador do IBGE, você pode agendar uma visita através do telefone 137, a ligação pode ser feita de qualquer telefone, fixo ou celular, todos os dias da semana, das 08h00 até às 21h30.