Formação de comissões permanentes e presença feminina marcaram a 1º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itabela

ASCOM CMI - 09/03/2023 - 15:02

Nesta manhã de quinta-feira(09), a Câmara Municipal de Itabela realizou a 1ª Sessão Ordinária do ano, que foi marcada pela formação de duas das três Comissões Permanentes e homenagens às mulheres, por ocasião da passagem do Dia Internacional da Mulher.

FORMAÇÃO DE COMISSÕES

Foram formadas as seguintes comissões: Comissão de Justiça e Redação, composta pelos vereadores Ademir Ribeiro dos Santos (Presidente), Giancarlos Santos Malacarne (Relator), e Simone Sossai (Membro); Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos composta por  Felipe Pereira Maciel (Presidente),  Pedro Antonio Ribeiro da Silva (Relator), Joaldo Lima da Silva (Membro).

A Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas teve a formação antecipada para o dia 28 de fevereiro, por força da Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige a realização de audiência pública de apresentação das metas fiscais. A formação ficou da seguinte forma: vereadora Maria Vania Costa Santana (Presidente), Alex Alves Vieira (Relator) e Eronildo de Jesus Divino (Membro).

Todos os vereadores estiveram presentes, sendo eles: Ademilson Eugênio (Lukinho - Presidente), Vagner Martins dos Santos (Vaguinho do Esporte - vice-presidente), Ismael Teixeira dos Santos (Ismael do Tempero - 1º Secretário), Pedro Henrique Bonfim M. Rezende (Pedro Fisioterapeuta - 2º Secretário), Ademir Ribeiro (Dida), Alex Alves Vieira (Alex da Pax), Eronildo Divino, Felipe Maciel, Giancarlos S. Malacarne (Professor Giancarlos), Joaldo Lima (Joaldo Mototáxi), Maria Vania Costa Santana (Professora Vania), Pedro Antonio R. da Silva (Tio Pedro Dapé) e Simone Sossai.

TRIBUNA LIVRE

A Tribuna Livre recebeu duas pessoas esta semana, uma delas foi o coordenador da APLB Sindicato, Ubiratã Herculano Oliveira, que falou sobre a atualização salarial dos profissionais da educação com base no Piso Nacional.

Também usou a Tribuna a senhora Hosana Leal, do Grupo “Mulheres em Oração”, que há 4 anos realiza ações sociais, trazendo um relato do projeto que está em andamento na cidade de Itabela que é a construção de uma residência para uma família do bairro Cedim. As ações contam com doações. Os que tiverem interesse em conhecer os projetos sociais, podem entrar em contato pelo telefone (73) 9 8228-4205. O grupo é um exemplo de solidariedade e de força feminina.

Lideranças femininas ligadas aos setores da Educação e Saúde estiveram presentes na sessão, ouvindo as mensagens dos parlamentares dedicadas às mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

ORDEM DO DIA

Na Ordem do Dia, foram aprovadas nove  indicações e um requerimento. O Projeto de Lei N.º 001/2023, do Poder Executivo, que dá o nome Vovó Tereza Andreão, a creche no bairro Pereirão, foi enviado à Comissão de Justiça e Redação.

A pauta com as indicações e requerimentos aprovados, podem ser conferidos na pauta, clicando no link: https://camaradeitabela.ba.gov.br/painel/modulos/publicacoes/arquivos/1678290016pauta_09_03-2023.pdf