Vereadores homenageiam Neuza Francisqueto e a Pastoral da Criança pelo trabalho desenvolvido há 35 anos em Itabela

ASCOM CMI - 23/03/2023 - 19:26

Na sessão da Câmara Municipal de Itabela desta quinta-feira (23), foram homenageadas a senhora Neuza Maria Andreão Francisqueto e os membros da Pastoral da Criança, através das coordenadoras, pelo importante trabalho desenvolvido no município há mais de 35 anos.

A senhora Neuza Francisqueto foi a primeira coordenadora da Pastoral da Criança, quando fundada em 1987, pelas irmãs Júlia e Maura. De acordo com a história levantada na comunidade, a Pastoral foi implantada na época para combater a alta taxa de mortalidade infantil, tendo como uma das causas a desnutrição.

A pastoral da criança realiza as pesagens, acompanhando o desenvolvimento das crianças, especialmente em comunidades periféricas, e leva às famílias conhecimento sobre alimentação, higiene entre outros assuntos, ensinando a fazer soro caseiro e usar ervas medicinais.

Na Ordem do Dia foi votado e aprovado por unanimidade entre os vereadores, o Projeto de Lei do Poder Executivo que denomina a creche do bairro Pereirão com o nome "Creche Municipal Vovó Tereza Andreão”, que é a mãe da senhora Neuza Francisqueto.

Estiveram presentes os vereadores Ademilson Eugênio dos Santos (Lukinho, Presidente), Ademir Ribeiro (Dida), Alex Alves Vieira (Alex da Pax), Eronildo Divino, Felipe Maciel, Giancarlos S. Malacarne (Professor Giancarlos), Ismael Teixeira dos Santos (Ismael do Tempero - 1º Secretário), Pedro Henrique Bonfim Martins Rezende (Pedro Fisioterapeuta, 2º Secretário), Simone Sossai e Vagner Martins dos Santos (Vaguinho do Esporte, Vice-presidente).

Coordenadoras da Pastoral da Criança, estiveram presentes as senhoras Aureni Clara dos Santos Cabral, Jelziani Cometti Rodrigues, Joyce Silva Cabral, Karina Medeiros e Sirleide Campos Lima, as homenagens foram estendidas às coordenadoras que não puderam estar presentes, as senhoras Angelita Ferreira, Márcia dos Santos e Mariélia de Jesus Santos.

A senhora Neuza estava acompanhada ainda de seu esposo, Ismael Francisqueto, ex-prefeito de Itabela, de sua irmã Santinha Lindinalva e da Dra. Rayane Andreão.