Câmara promove reunião sobre reajuste salarial dos profissionais da educação e nova proposta está em negociação

ASCOM CMI | Welisvelton Cabral - 06/06/2023 - 00:08

Na tarde de quinta-feira (01), aconteceu uma reunião promovida pela Câmara Municipal de Itabela, com a presença de representantes do Poder Executivo, Legislativo e APLB, tendo como tema o reajuste salarial dos profissionais da educação com base no Piso Nacional. O assunto vem se arrastando há bastante tempo sem que houvesse um acordo entre o Executivo e a categoria.

A Câmara Municipal através da Presidente, Ademilson Eugênio e da Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos (CESOSP), tem intermediado e buscado um diálogo mais concreto entre as partes, provocando diversas reuniões, tendo êxito nesta última, em trazer a equipe da Secretaria de Finanças e a Procuradoria.

Feitas as considerações diversas, diante das exposições técnicas e políticas dos representantes, surgiram como opções que fossem apresentadas a categoria e posteriormente a gestão duas possíveis propostas. Após assembleia da APLB, ocorrida no dia seguinte (02/06), a categoria informou a Casa Legislativa que uma proposta foi elaborada para ser encaminhada à gestão municipal. Diante do envio da proposta, houve a suspensão da greve em que  50% dos profissionais estavam, condicionada a resposta do Poder Executivo em até 10 dias. As aulas retornaram nesta segunda-feira (05).

Na reunião promovida pela Câmara participaram os vereadores Ademilson Eugênio (Presidente da Câmara - Lukinho), Felipe Maciel (Presidente da CESOSP), quem conduziu a reunião, Maria Vania Costa Santana (Professora Vania), Simone Sossai, Joaldo Lima, Alex Vieira (Alex da Pax) e Ismael Teixeira dos Santos (Ismael do Tempero). Entre os membros da APLB estavam o Coordenador Ubiratã Herculano Oliveira e o Advogado Dr. Nelson Moreno. Representando a Gestão Municipal estavam o Coordenador de Gabinete - Altemar Santana, o Assessor Especial - Ricardo Flauzino, o Secretário de Finanças - Luzival José Borges Queiroz, a Procuradora - Dra. Marcia Gomes da Costa, o Secretário de Educação - Gutemberg Pellegrini e o Assessor Contábil Dorival Barbosa.

A Casa Legislativa continua acompanhando a evolução da negociação na expectativa de que um acordo seja firmado entre as partes, a fim de que o impasse chegue ao fim, as atividades sejam retornadas, sem prejuízos aos estudantes, e que os educadores alcancem seus objetos, também sem impacto negativo para a administração pública.